COMO CONSTRUIR UMA CASA PARA GATOS

As casinhas são ótimas opções para proteger os felinos dos dias mais frios, além de proporcionarem conforto ao seu bichano. Apesar disso, muitas pessoas acreditam ser difícil a tarefa de construir uma casinha própria para seus gatos, o que não é verdade.
Os gatos adoram brincar e se esconder e, por isso, as casinhas também podem funcionar como uma diversão a mais para eles. Veja algumas ideias que separamos para deixar o seu gatinho mais feliz.

REAPROVEITE UMA CAMISA VELHA

Esta casinha é ideal para deixar no espaço interno da sua casa, sendo ótima para os dias mais frios. Você irá precisar de 1 camisa, 2 cabides de metal, papelão, fita adesiva, tesoura, alicate e alfinetes ou uma pistola de grampos.
Inicie o processo cortando a parte curva dos cabides com o alicate. Dessa forma, você obterá um pedaço de arame sem curvas ou dobras.

Em seguida, curve-os, como formando um arco, e corte o papelão quadrado com um tamanho apropriado para a camisa que você escolheu. Reforce esse papelão usando a fita adesiva. Em cada um dos cantos do quadrado de papelão, faça um furo. Essa será a base da sua casinha.
Então, comece a montar a estrutura da casa. Como se fosse uma barraca. Cruze os arames de modo a formar um “X” e fixe com a fita adesiva no centro. Cada ponta da sua estrutura em arame deverá ser passada por um dos furos do papelão. Você irá notar que terá algo como uma “barraquinha felina”, mas sem a cobertura.
Antes de começar a fazer a parte da cobertura, dobre todas as pontas do arame que foram passadas através do papelão. Use um alicate apropriado. Esse passo é muito importante para que a cama do seu gato fique mais segura.
Agora, vista esta estrutura com a camiseta, de modo a deixar a abertura da gola onde será a ‘porta’ de entrada da sua caminha. Note que as mangas ficarão ‘sobrando’. Dobre este excesso na parte debaixo da casinha e prenda com alfinetes ou com a pistola de grampos. Caso prefira, você poderá cortar e costurar, o que irá lhe dar um acabamento mais bonito.

USE UMA CAIXA ORGANIZADORA

Para gatos de rua ou outros que possuem hábitos de passar um tempo demasiado na parte de fora da sua casa, essa pode ser uma ótima ideia.
Você irá necessitar de:

1 caixa organizadora com cerca de 132 L
um suporte de madeira (para os casos em que a casinha irá ficar em ambientes húmidos)
espuma
As casinhas de gato, em geral, devem ser menores do que as casinhas de cachorro, já que os felinos preferem ficar em ambientes mais apertados, de modo a conseguirem se aquecer melhor desta forma. Então, lembre-se de medir o seu gatinho antes de iniciar a construção.
Use a caixa na mesma posição para fazer a casinha, ou seja, a tampa deverá ser usada como teto, assim ficará mais fácil de você limpá-la e adicionar brinquedinhos e outros itens.
Se você for usar essa casinha em ambientes que podem receber chuvas e ficar com muita humidade (como no caso de construir um abrigo para os gatos de rua), então construa uma pequena base de madeira onde a casa ficará abrigada. O ideal é fazer uma pequena elevação com cerca de 30 a 45 cm.
Para criar a entrada da casinha, faça um acesso de cerca de 15 x 15 cm na parte lateral da caixa plástica usando um estilete. Como, de maneira geral, os gatos preferem casas com dois pontos de entrada e saída, então faça duas aberturas, uma em cada extremidade da caixa.
Lembre-se de melhorar o conforto térmico, isolando as paredes com espuma, por exemplo. Para isso, use uma de 2.5 cm de espessura e coloque em cada ‘parede’ da caixa. Deixe um vão de 7.5cm no topo dessas paredes e adicione uma placa extra no teto para isolá-lo.
Use palha para a base da casinha, isso irá deixa-la ainda mais aquecida e confortável. Você também poderá usar pedaços de jornal ou espuma dentro de fronhas. Evite, contudo, usar feno, mantas, toalhas ou folhas de jornal soltas. Também não coloque a espuma solta na casinha, porque alguns gatos poderão comê-la e ter problemas intestinais.
Para os gatos de rua, adicione tigelas de comida e água e atraia o gatinho com erva-dos-gatos.

USE UMA LATA DE TINTA:

Outra opção muito fácil e que lhe ajuda a poupar é reaproveitando um latão de tinta. Antes, entretanto, é muito importante que você faça uma higienização correta, de modo a assegurar a saúde do seu gatinho.
Inicie pintando-a de branco dando duas demãos de tinta. Para enfeitar, use adesivos para fazer as orelhinhas e patinhas, ou –se tiver habilidade- pinte-as. Para deixa-la mais confortável, adicione um colchãozinho.

USE PAPELÃO E UMA CAMISETA VELHA:

Assim como a casa feita com cabides, nesta ideia você irá reaproveitar uma camiseta antiga para criar um espaço confortável para o seu gatinho. Essa casa é feita para ser usada em ambientes internos.
Você irá precisar, apenas, de 1 caixa de papelão em bom estado e 1 camiseta de malha.
Para fazer, não tem segredo. Monte a caixa de papelão, de modo a deixa-la bem firme (para isso você poderá usar fita adesiva ou cola). Deixe uma parte da caixa aberta, pois essa será a entrada do seu gato.
Em sequência, vista a camiseta na caixa, lembrando de deixar a parte da gola na abertura da caixa. As partes que ‘sobrarem’ da camiseta, podem ser amarradas, grampeadas ou costuradas, a depender da sua habilidade.
Depois, deixe o ambiente mais confortável para o seu gatinho, adicionando um cobertor ou uma almofada na parte interna. E pronto! O seu gatinho já está abrigado do frio.
Com caixas de papelão, você também poderá construir casas com mais de um andar que, além de oferecerem segurança e conforto ao seu bichano, ainda se tornam uma fonte de distração e brincadeiras.

About

View all posts by